segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Manuel de Castro na IDEIA

há coisas inacreditáveis que me passam ao lado. esta revista é um exemplo disso. o número duplo 73-74 da Revista IDEIA [revista de cultura libertária] é dedicado ao grupo do café Gelo e muito especialmente ao poeta Manuel de Castro, uma das vozes mais fortes e esquecidas do grupo, agora relembradas (e bem) com a edição de Bonsoir, Madame, editado pela Língua Morta / Alexandria. um poeta que fomenta o mistério e que, a ser surrealista seria por, nas palavras de Ramos Rosa, ser um poeta ilegível mas nunca inaudível.

apesar de ter lido muito pouco ainda, até agora um dos textos que mais me impressionou foi o artigo da Maria Estela Guedes por nos abrir um infindável mundo de portas para o entendimento do poeta e dos poetas que lhe pertencem.

a revista pode ser lida aqui. mais sobre a revista IDEIA aqui


2 comentários:

Maria joão Cantinho disse...

Lá terei de arranjar esta revista. Obrigada, Rosa!

=0= disse...

Quero aqui deixar o meu mais [auto-]irónico protesto pelo facto (prosaico, fortuito ou talvez não, quem sabe?) de os títulos das minhas duas colaborações (modestas, aliás) neste surgirem no post reduzidas ao seu pretenso 'tema': 'Manuel de Castro' - no caso do meu texto "A estela Mântica do mito: a rútil construção da argonau" e 'Henrique Tavares' - no caso da colaboração intitulada "Varik ou A Gesta Orgânica na Cidade Mineral". Que se não reproduza o sub-título deste último texto ("Revisitaçãoavarikaliáshenriquetavaresaliáshenriquericardovariktavaresaliásricardovarik") ainda se compreende. O que não se compreende nem se aceita é que se semi-trunque a autoria do mesmo, omitindo a co-autoria de Donis de Frol Guilhade.
Agradeço (agradecemos) cordialmente a correcção bizantina destas imprecisões. Muito obrigado.
Deixo, em saudação cordial, uma boa gargalhada zaratustrina.

Escritoras esquecidas do séc XX

As leituras que faço levam-me por muitos caminhos, diferentes uns dos outros. E às vezes há sítios onde me deixo ficar, desenvolvendo uma pe...