segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Livreiro da Esperança "Especial Culsete - 40 Anos"



Manuel Medeiros chegou a Setúbal vindo dos Açores, sua terra natal, para logo se envolver em projectos de animação e divulgação da leitura. Um ano antes do 25 de Abril, aproveitando o balanço de uma cooperativa de livros que a Pide não tinha conseguido encerrar, funda com Fátima Ribeiro de Medeiros a livraria Culsete, que permanece hoje como uma das mais activas livrarias independentes do país.

Ao longo destes 40 anos, Manuel e Fátima Medeiros fizeram crescer a Culsete no espaço das suas estantes – onde se encontra um fundo de catálogo completo e escolhido com o cuidado de quem conhece as páginas que vende, para além das novidades que vão chegando ao mercado –, tanto como para fora dos metros quadrados que delimitam a livraria. Pela Culsete têm passado escritores, ilustradores, editores, promotores da leitura, jornalistas, outros livreiros, muitos leitores, enfim, gentes do livro. É na Culsete que se realiza o Encontro-Livreiro e tem sido na Culsete que várias gerações de leitores setubalenses encontram o seu alimento em letra de forma, sempre bem aconselhados pelos dois livreiros.

Nos 40 anos da Culsete, e porque é de elementar justiça fazê-lo (esta é a primeira decisão que, no âmbito do Encontro-Livreiro, não conta com a participação do Manuel e da Fátima), decidimos atribuir o diploma


LIVREIRO DA ESPERANÇA
"ESPECIAL CULSETE - 40 ANOS" 
a
Manuel Medeiros e Fátima Ribeiro de Medeiros

e convidar todos quantos se queiram associar a esta singela homenagem a subscrevê-la, até ao dia 1 de Outubro de 2013 (dia em que se completam os 40 anos da abertura da livraria), enviando para encontro.livreiro@gmail.com uma mensagem com indicação de NOME, PROFISSÃO/EMPRESA e LOCALIDADE. Apelamos ainda a que, por esta via ou directamente no blogue, nos façam chegar depoimentos e comentários.

Bem hajam, Manuel e Fátima!

Sara Figueiredo Costa Blogue «Cadeirão Voltaire», jornalista e crítica literária (Lisboa)
Joaquim Gonçalves - Livreiro, A das Artes (Sines)
Rosa Azevedo - Blogue «Estórias com Livros», ex-livreira, produtora na Ordem dos Arquitectos (Lisboa)
António Alberto Alves - Livreiro, Traga-Mundos (Vila Real)
José Teófilo Duarte - Designer gráfico (Lisboa)
Luís Guerra - Sistema Solar (Lisboa) 

1 de Agosto de 2013


Sem comentários:

Clarice Lispector

À Descoberta do Mundo, Clarice Lispector, Relógio de Água